quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

As Mulheres de Chico Buarque


O que me faz escrever sobre as mulheres de Chico Buarque é uma feliz surpresa e descoberta que me bole por dentro e que não tem nome nem nunca terá. Dou um titulo a ela, porém passa longe da fonte, mas se faz um nome. Isso que me bole por dentro foi reencontrado quando ouvi a musica Folhetim, que até então nunca tinha reparado que, até onde, entendo se trata de uma puta. E que bela puta que Chico nos faz ver. Essa puta é a puta de Chico, e a vende ao mundo. Só ele viu essa puta mais ninguém.

Assim como apenas ele viu Teresinha esperando um homem para chamá-la de alguma coisa vivível – Mulher. E nos olhos de uma mulher deixada, que pede – Olhos nos Olhos... Entre outras que suplicam – Eu te amo. – Suspirando baixinho atrás da porta.

Como diria a vó de Maria – Como pode um homem, que geralmente no lugar do coração tem um buraco, escrever algo tão lindo? Quando se referia a Olhos nos Olhos.

Bom, essas são as mulheres de Chico Buarque, que as captura e as faz valer, delatando nossa singularidade. Cada qual a sua maneira se coloca no mundo e faz valer o que tem de mais peculiar, custe o preço que for.

Um comentário: